kane_ryu (kane_ryu) wrote,
kane_ryu
kane_ryu

Porque estudante de cinema não deve filmar cenas de conteúdo adulto...

Vendo uma cena de 'CSI' semana passada, lembrei de um dos meus professores dizendo "Se não sabe filmar uma cena de sexo direito, melhor não fazer". Porém se o diretor está fazendo uma cena com conteúdo sexual de qualquer tipo, para programa de TV (e não é da HBO), o comentário também se aplica.

O comentário do meu professor era sobre uma cena simples, mas que gritava de tão errada depois de pronta. Um homem de cueca na cama e uma mulher toda enrolada no lençol, morta. A ideia era que o cara havia matado a mulher durante uma noite de sexo selvagem. Onde nós erramos? O cara não devia aparecer de cueca. Nossa opção era, não mostra ele de cueca, ou mostrá-lo nu.

Erro de estudante, certo? Errado! A cena de 'CSI' em questão, tinha o contexto semelhante. Mulher de calcinha, sutiã e uma blusa de botão aberta, correndo pela rua descalça. A mulher havia sido violentada e após a violência sofrida, conseguiu fugir do agressor por um descuido dele. Por pura sorte, pois ele ia matá-la, como fez com todas as suas outras vítimas anteriores.

Onde eles erraram? Se ocorreu a violência, como ela ainda usava suas roupas íntimas? Foi um erro ainda maior que o que cometemos na faculdade. Porque ela nem teve tempo na situação toda de vestir suas roupas íntimas, o que no caso da nossa cena, o homem até podia ter vestido a cueca. (Ainda assim com o filme pronto, essa alegação que houve tempo, não colava.)

Já o diretor do episódio de 'CSI', em que a cena da mulher ocorreu, tinha a opção de não mostrá-la de roupas íntimas. Esse era o certo. Claro, que tinha a opção de mostrá-la nua, mas não era HBO.

Cena de sexo, violência sexual e nudez, é o tipo de coisa que tem que ser muito bem pensada e na maioria das vezes não são necessárias. Pela boa arte audiovisual, alguns diretores deviam pensar menos em apelar para ganhar público, ou arruma um jeito de trabalhar na HBO.

Pior que na cena em questão, a mulher diz que o agressor arrancou a saia dela... Claro! E o resto não? Logo, se ela estava de saia, bastava mostrá-la com a saia rasgada e até podia deixá-la de sutiã aparecendo. A cena ficaria correta, não teria nada de explícito que a impediria de ir ao ar na TV e não ficava apelativa.

Mulheres semi-nuas é algo que virou modinha em programas e filmes, mas por que de tanto pudor com os homens? Pelo que sei, as mulheres também gostam de ver homens semi-nus. No fim das contas, um pouco de respeito a figura feminina na TV e no cinema seria bom, assim como ao grande público feminino que assiste aos programas e filmes. Na TV, muitos diretores perdem audiência do público feminino, por esquecerem que há muitas fangirls por ai atualmente. Fanboys gostam de certo tipo de linguagem audiovisual, mas é burrice satisfazer só o público masculino, quando se pode ter ambos apenas tomando certos cuidados durante as filmagens. (Joss Whedon é um dos diretores de TV, que é um exemplo a seguir. Tanto que ele tem fãs de ambos os sexos e de vários países do mundo.)

Nos quadrinhos, por exemplo, nos últimos anos muitas mulheres passaram a ler, porque pararam de focar as histórias só no universo visual masculino e agora tanto fanboys, como fangirls dividem o mesmo gosto por heróis e heroínas. Alias, os quadrinhos (também conhecidos por graphic novel) são uma ótima fonte de estudo para  aspirantes a direção, alguns são verdadeiros storyboards de tão bem feitas que são suas cenas.

Porque não fazer o mesmo no audiovisual? Um, bom exemplo, é a personagem Alice de 'Resident Evil', que enquanto no game era um típico estereótipo de heroína para o público masculino, nas telonas a adorável atriz @MillaJovovich deu a ela tudo que fanboys e fangirls querem ver em uma heroína. Por isso os filmes fazem sucesso entre ambos os públicos.

Discordar de meus professores, era o que mais fazia na faculdade, mas nesse caso eu concordo. Se for para fazer algo mal feito, melhor não fazer.

Nota: Não falo da HBO de forma crítica. O canal apenas deixa viável a opção da nudez, que outros canais não podem. E a nudez da HBO é para fanboys e fangirls adultos. (Sim, eu vejo 'True Blood'.)
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic

    Your IP address will be recorded 

    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 0 comments